O futebol é uma paixão mundial e não poderia ser diferente nos Jogos Olímpicos. A cada edição, diversos países enviam suas seleções para representá-los e, em 2016, o Rio de Janeiro foi agraciado com a presença dessas equipes em busca do ouro. A competição de futebol olímpico envolve jogadores Sub-23, que têm a possibilidade de se destacar em uma competição de tamanha importância.

A competição de futebol olímpico tem algumas diferenças em relação aos tradicionais campeonatos internacionais. A modalidade é disputada em um formato de torneio eliminatório, com quartas de final, semifinal e final. Além disso, as partidas têm duração de 80 minutos e podem terminar em empate, o que exige a necessidade de prorrogação e, em último caso, pênaltis.

Na edição de 2016, tivemos a presença de seleções tradicionais do futebol como Brasil, Argentina, Alemanha e Nigéria. A Seleção Brasileira era a mais favorita ao título, já que contava em seu elenco com jogadores como Neymar, Gabriel Jesus e Renato Augusto. Além do Brasil, a Argentina também era vista como uma das favoritas, com um time mesclando jogadores experientes como Lavezzi e Lamela com jovens valores como Dybala e Correa.

A Alemanha, atual campeã mundial, também esteve presente no certame olímpico e contava com jogadores como Serge Gnabry e Julian Brandt. Outra seleção tradicional do continente africano, a Nigéria era vista como uma equipe perigosa, contando com jogadores rápidos e habilidosos nos contra-ataques, como John Obi Mikel e Oghenekaro Etebo.

A Seleção Brasileira saiu na frente nas primeiras partidas, superando Honduras nas quartas de final e chegando à semifinal contra a Seleção Alemã. No entanto, a Seleção Canarinho foi surpreendida e acabou sendo derrotada por 2 a 0 para a equipe alemã, que avançou à final. Do outro lado da chave, a Nigéria bateu a Dinamarca e se classificou para a decisão.

Na grande final, Alemanha e Nigéria travaram um duelo equilibrado, com poucas chances claras de gol. Mesmo assim, os alemães conseguiram superar os nigerianos por 2 a 0, sagrando-se campeões do torneio olímpico de futebol.

Em conclusão, o futebol olímpico de 2016 foi um excelente espetáculo de futebol, com várias seleções apresentando um belo futebol para os espectadores. A Seleção Brasileira era a grande favorita, mas acabou sendo eliminada nas semifinais. Já a Alemanha sagrou-se campeã, mostrando que é uma seleção com uma base solida de jogadores que podem entrar em disputa em futuro próximo. A modalidade conseguiu mostrar boa qualidade e desempenho de várias seleções que, mesmo desfalcadas em relação aos seus torneios principais, fizeram bonito em campo.